Conselho Eco-Escolas

No dia doze de fevereiro de dois mil e quinze reuniu no Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, o Conselho Eco-Escolas. Nele estiveram presentes, os representantes do pessoal docente do 2º e 3º ciclo, os representantes dos alunos do 5º ao 9º ano, o Diretor da Escola, a Presidente do Conselho Geral, a Presidente da Associação de Estudantes, o representante dos encarregados de educação, as representantes da Câmara Municipal de Águeda, o representante da Casa do Povo de Valongo do Vouga e da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, bem como a representante do pessoal não docente.

Deu-se início ao Conselho Eco-Escolas com a apresentação de um vídeo explicativo da metodologia do Programa Eco-Escolas – os 7 passos.

De seguida o coordenador do programa Eco-Escolas, o professor Rui Calhau, apresentou a todos os conselheiros os resultados, conhecidos até ao momento, da aplicação aos alunos da auditoria ambiental, bem como as atividades que integram o plano de ação para o presente ano letivo. Deste deu-se destaque às seguintes atividades: campanhas de recolha de REEE´s, pilhas, “Papel por Alimentos”, rolhas cortiça e tinteiros; palestras “Qualidade da Água que bebemos” e “Alterações Climáticas – Energias Alternativas: o desafio do séc. XXI”; ao atelier de protótipos movidos a energia solar e à construção de um forno solar, bem como à exposição de trabalhos alusivos às energias renováveis; Dia internacional da Biodiversidade – Exposição “Flora das Dunas e Sapal”; Comemoração do Dia internacional Eco-Escolas – WORLD DAYS OF ACTION; ao Concurso Interno “Poster Eco Código 2014” e às Visita de estudo à ERSUC de Eirol, e ao Parque Eólico do Caramulo, à instalações da Interecycling e ao Planalto Beirão, bem como ao Museu da Cortiça. Por fim, foi ainda feito referência à exposição Eco Escolas – que terá lugar no final do ano letivo.

Foi também apresentado aos presentes pelo professor João Lemos, através de uma apresentação em PowerPoint e de um filme a candidatura que o agrupamento fez no âmbito do Projeto “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho com o tema Aguaponia na Escola, produção de alimentos saudáveis de forma saudável. Estufa de estudo de produção de vegetais em métodos alternativos à produção em terra.

Deu-se por encerrado os trabalhos desta reunião do Conselho Eco-Escolas, com agradecimento à Câmara Municipal de Águeda, Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, Casa do Povo de Valongo do Vouga e Associação de Pais, pelo apoio e colaboração prestado na realização das atividades propostas no plano de ação do Programa Eco-Escolas do nosso Agrupamento.

O coordenador Eco-Escolas – Rui Calhau

P1140251

Diapositivo2 Diapositivo3 Diapositivo4 Diapositivo5 Diapositivo6 Diapositivo7 Diapositivo9

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário