Conselho Eco-Escolas

No dia doze de fevereiro de dois mil e quinze reuniu no Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, o Conselho Eco-Escolas. Nele estiveram presentes, os representantes do pessoal docente do 2º e 3º ciclo, os representantes dos alunos do 5º ao 9º ano, o Diretor da Escola, a Presidente do Conselho Geral, a Presidente da Associação de Estudantes, o representante dos encarregados de educação, as representantes da Câmara Municipal de Águeda, o representante da Casa do Povo de Valongo do Vouga e da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, bem como a representante do pessoal não docente.

Deu-se início ao Conselho Eco-Escolas com a apresentação de um vídeo explicativo da metodologia do Programa Eco-Escolas – os 7 passos.

De seguida o coordenador do programa Eco-Escolas, o professor Rui Calhau, apresentou a todos os conselheiros os resultados, conhecidos até ao momento, da aplicação aos alunos da auditoria ambiental, bem como as atividades que integram o plano de ação para o presente ano letivo. Deste deu-se destaque às seguintes atividades: campanhas de recolha de REEE´s, pilhas, “Papel por Alimentos”, rolhas cortiça e tinteiros; palestras “Qualidade da Água que bebemos” e “Alterações Climáticas – Energias Alternativas: o desafio do séc. XXI”; ao atelier de protótipos movidos a energia solar e à construção de um forno solar, bem como à exposição de trabalhos alusivos às energias renováveis; Dia internacional da Biodiversidade – Exposição “Flora das Dunas e Sapal”; Comemoração do Dia internacional Eco-Escolas – WORLD DAYS OF ACTION; ao Concurso Interno “Poster Eco Código 2014” e às Visita de estudo à ERSUC de Eirol, e ao Parque Eólico do Caramulo, à instalações da Interecycling e ao Planalto Beirão, bem como ao Museu da Cortiça. Por fim, foi ainda feito referência à exposição Eco Escolas – que terá lugar no final do ano letivo.

Foi também apresentado aos presentes pelo professor João Lemos, através de uma apresentação em PowerPoint e de um filme a candidatura que o agrupamento fez no âmbito do Projeto “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho com o tema Aguaponia na Escola, produção de alimentos saudáveis de forma saudável. Estufa de estudo de produção de vegetais em métodos alternativos à produção em terra.

Deu-se por encerrado os trabalhos desta reunião do Conselho Eco-Escolas, com agradecimento à Câmara Municipal de Águeda, Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, Casa do Povo de Valongo do Vouga e Associação de Pais, pelo apoio e colaboração prestado na realização das atividades propostas no plano de ação do Programa Eco-Escolas do nosso Agrupamento.

O coordenador Eco-Escolas – Rui Calhau

P1140251

Diapositivo2 Diapositivo3 Diapositivo4 Diapositivo5 Diapositivo6 Diapositivo7 Diapositivo9

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s