É madeira? É metal? Não, é plástico

Se tem dúvidas sobre a importância de colocar as embalagens usadas nos respectivos ecopontos, este texto é para si. Vai desvendar um mistério: o que acontece ao pacote de batatas fritas colocado no ecoponto amarelo? E ao copo de iogurte?

copo iogurte pacote batata

A Extruplás, empresa a funcionar na Maia e no Seixal, trata desses e de outros resíduos de plástico, transformando-os em produtos tão variados como mesas, bancos de jardim, passadiços, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. E ao fazê-lo evita que tenham como destino o aterro.

 De norte a sul do país, vários espaços públicos e privados adoptaram mobiliário urbano em plástico reciclado. “É um material rígido, completamente maciço e pesado”, descreve a directora-geral da Extruplás, Sandra Castro. “Tem grande durabilidade. Fizemos um estudo com a Universidade do Minho sobre as características técnicas e propriedades físicas e mecânicas do material e conclui-se que era complicado determinar o tempo de vida deste produto: 50, 60, 70 anos…”, acrescenta.

 A Extruplás é recicladora pré-qualificada pela Sociedade Ponto Verde para recepção do fluxo de plásticos mistos, fruto da separação doméstica, mas também de plásticos industriais e privados. Uma vez na Extruplás, e depois de separado, o plástico é triturado e derretido a altas temperaturas (180ºC a 200ºC), e colocado num molde. Depois do arrefecimento, “pode sair a peça final, como uma estaca, ou uma peça para depois maquinar: banco, mesa, espreguiçadeira”.

A produção de mobiliário em plástico reciclado tem zero desperdício: aparas e peças não conformes são novamente introduzidas no processo. E mesmo peças antigas ou danificadas podem ser novamente recicladas. Sustentabilidade de mãos dadas com design.

O coordenador Eco-Escolas: Rui Calhau

Retirado da Sociedade pontoverde

chapeu sol espreguiçadeira

mesas

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s