Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

A Escola EB 23 de Valongo do Vouga através do Programa Eco-Escolas, associou-se a este Projecto Europeu cujo objectivo é promover boas práticas com vista à prevenção da produção de resíduos.

Assim, ao longo do dia 25 de Novembro, quinta-feira, realizaram-se duas actividades de sensibilização para a prevenção dos resíduos.

O atelier de reutilização decorreu no bar, com uma grande participação dos alunos, que dando largas à sua criatividade conceberam entusiasticamente animais e outros trabalhos utilizando materiais recicláveis. Esta acção permitiu demonstrar a toda a comunidade educativa que alguns resíduos podem ainda ter uma segunda vida, ao servir para a construção de objectos decorativos. Basta um pouco de boa vontade e imaginação. O ambiente agradece!

Os alunos do CEF de electricidade de instalações dinamizaram, com preciosa ajuda dos professores, um atelier de reparação de electrodomésticos avariados. A comunidade educativa colaborou trazendo os aparelhos eléctricos avariados e ficou a lucrar, pois a taxa de sucesso nas reparações foi de cem por cento. Esta actividade contribuiu objectivamente para a redução de resíduos ao aumentar o tempo de vida destes electrodomésticos e sensibilizou para a necessidade de procurar todas as soluções antes de simplesmente transformar os utensílios em resíduos.

Durante toda a semana entre 22 e 26 de Novembro foi efectuada uma recolha intermédia de tampas de plástico e rolhas de cortiça, como forma de fazer um balanço da actividade “Tampa a tampa a turma encanta”, constando-se que as turmas já recolheram uma quantidade considerável destes resíduos. É uma acção de beneficência que visa ajudar a comprar instrumentos de apoio a pessoas com deficiências.

Paralelamente, foram divulgadas ao longo da semana dicas práticas de como prevenir a produção de resíduos de forma fácil.

Toda a comunidade escolar e os alunos estão de parabéns pela forma como contribuíram para a divulgação e construção de um modelo de desenvolvimento sustentável em termos ambientais.

Sobre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

É um projecto de 3 anos e tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia até 2011. Em 2010, a Semana realizou-se entre o dia 20 e o dia 28 de Novembro de 2010.

Esta entrada foi publicada em Notícias, Resíduos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s