Ano Internacional da Biodiversidade 2010: Momento para agir!

Palestras sobre a Biodiversidade

No dia 9 de Dezembro foram promovidas quatro sessões de sensibilização para alunos do 6º e 8º anos, dinamizadas pela Dra. Susana Velasquez, Bióloga da Universidade de Aveiro, no âmbito do Programa Eco-Escolas, em colaboração com a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves), subordinadas aos temas Biodiversidade e conservação de aves. Estas palestras são mais uma forma informar e sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade da preservação da diversidade biológica, uma vez que é a base da maioria dos recursos de que o homem depende, e por consequência da sustentabilidade de vida neste planeta.

Este momento serviu também para a divulgação da nova plataforma “PortugalAves” da SPEA, que é utilizada em mais de 135 países e permite a quem desejar o registo online das aves, raras ou comuns, observadas em Portugal. Permite também saber que aves se encontram em cada local e promove a troca de informações entre observadores de aves nacionais e estrangeiros. Foi lançado o desafio aos alunos para participarem activamente nesta actividade, registando os seus avistamentos de aves nesta plataforma online.

As sessões terminaram com demonstrações de construção de ninhos e comedouros com materiais recicláveis, como forma de contribuir para a preservação da biodiversidade ornitológica local.

Ficou demonstrada a necessidade de pequenas acções locais, pensando global, como forma de promovermos mudanças significativas na procura da sustentabilidade do nosso planeta.

Com estas acções, a Escola, através do Programa Eco-Escolas, e a SPEA pretendem assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade que as Nações Unidas declararam para 2010.

A biodiversidade é constituída por uma variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Nos últimos anos tem-se assistido a uma perda gradual, mas acentuada desta diversidade, com extinções e destruições com profundas consequências para o mundo natural e consequentemente para o bem-estar humano.

As principais causas deste declínio são as alterações nos habitats naturais resultantes dos sistemas intensivos da agricultura, da sobrexploração dos recursos naturais das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução de espécies invasoras, da poluição e também das já bastante conhecidas alterações climáticas.

O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 é um ano de oportunidades para despertar a consciência das pessoas para a grave situação do nosso planeta.

Esta entrada foi publicada em Biodiversidade, Notícias, Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s