Semana Eco-Escolas

O clube Eco-Escolas da Escola Básica de Valongo do Vouga comemorou de 12 a 15 de junho a Semana Eco-Escolas, com ações no âmbito da floresta, alimentação saudável e mar.

Iniciaram-se estas comemorações com a realização de uma caminhada no dia 12 de junho, pelo Trilho das Levadas, na qual participarão os alunos da escola sede. Esta teve como lema “Sentir e respeitar a Floresta” – Trilho das Levadas”, assim como alertar a comunidade para a importância das caminhadas para a preservação da saúde e do peso corporal.

No dia 13 de junho o Clube Eco-Escolas realizou em parceria com o PAPES várias ações com vista à comemoração do Dia “Ser Saudável”. A nutricionista Jéssica Pinheiro aconselhou os alunos do 5º ano quanto aos cuidados a ter com a alimentação saudável e apresentou algumas sugestões deliciosas que todos tiveram oportunidade de provar.

No auditório decorreu uma ação de prevenção e esclarecimento sobra a Diabetes e as Dependências para os alunos do 7º ano, promovido pelo Centro de Saúde.

Para os 8º anos foi-lhes dado a conhecer o Projeto do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga “Crescem como Cogumelos”, premiado pela Fundação Ilídio Pinho na 15ª Edição – Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.

Paralelamente a estas atividades, decorreu também na biblioteca o Jogo do Olfato – Cheira-me e descobre que Erva Aromática Sou Eu!, promovido pelos alunos do clube Eco-Escolas, bem como uma ação de avaliação Antropométrica – o que é e porque fazer?.

No dia 14 de junho os agentes Nuno Varanda e Carlos Leigo da equipa de divulgação do Programa de Cidadania Marítima do Comando Local da Polícia Marítima de Aveiro, realizaram uma ação de esclarecimento para os alunos do 5º ano sobre Segurança e prevenção das pessoas nas praias fluviais e oceânicas – Cidadania Marítima.

Ao longo da sessão foram apresentadas as ações que a Polícia Marítima de Aveiro desenvolve, nomeadamente todas as atividades que visam salvaguardar a vida humana, garantir a segurança dos navios, embarcações e carga, proteção do ambiente marinho e da economia marítima.

Foi também partilhado com os alunos conselhos importantes no âmbito do salvamento nas praias, assistência a banhistas e respeito e cuidados a ter nas praias.

A sessão terminou com a realização de dobragens alusivas. Foram lidos alguns poemas realizado pelos alunos sobre a temática o mar.

O programa Eco-Escolas da Escola Básica de Valongo do Vouga terminou o ano letivo e as suas atividades com a realização de uma visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, Estação Salva-vidas de Aveiro, Farol de Aveiro e praia da Barra.

Na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto ficaram a conhecer o cordão dunar que é consolidado por vegetação espontânea e por uma área florestal com Pinheiro-bravo e Acácia, com o objetivo de fixar as areias.

Na visita à Estação Salva-vidas de Aveiro, os alunos interagiram com um nadador salva-vidas que os aconselhou sobre alguns cuidados a ter nas praias. Foram também informados que a Estação Salva-vidas do ISN de Aveiro promove treino de salvamento marítimo com o objetivo de praticar ações de resposta padrão a uma emergência, perante a ocorrência de um incidente marítimo.

Na visita ao Farol de Aveiro os alunos foram recebidos pelo Faroleiro Nogueira da Silva que nos guiou e nos deu a conhecer alguns aspetos importantes deste Farol. O Farol da Barra é o mais alto Farol Português, segundo da Península Ibérica, incluído no 26 maior do mundo. A sua escadaria é composta por 271 degraus em pedra e em forma de caracol. Exibe uma imponente torre cilíndrica com 62 metros de altura, onde se situa a principal componente do farol. A sua potente lâmpada projeta um feixe luminoso visível a 22 milhas náuticas de distância (cerca de 40 quilómetros).

Inicialmente, a principal fonte luminosa era obtida por incandescência do vapor do petróleo e só em 1950 passou a ser alimentado por energia elétrica.

Do cimo do Farol foi disfrutada a deslumbrante paisagem que se avista.

A semana terminou com um mergulho e convívio no areal da praia da Barra.

Um agradecimento à Câmara Municipal de Águeda, Junta de Freguesia de Valongo do Vouga e à Polícia Marítima de Aveiro.

Os coordenadores Eco-Escolas: Rui Calhau e Isabel Estima

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s