Cerimónia do Hastear das Bandeiras Eco-Escolas e “Escola SaudávelMente”

No passado dia 22 de novembro de dois mil e dezassete, realizou-se a Cerimónia do Hastear das Bandeiras Eco-Escolas 2016/2017 e da “Escola SaudávelMente”, que mobilizou toda a comunidade escolar da Escola Básica de Valongo do Vouga.

Participaram nesta cerimónia a Direção do Agrupamento de Escolas, O Presidente da Junta de Freguesia, a Representante da Câmara Municipal de Águeda, os Coordenadores do Projeto Eco-Escolas, a Psicóloga e a Mediadora e os docentes e alunos dos diferentes níveis de ensino.

A cerimónia do Hastear da Bandeira Verde teve início com a leitura de um texto “O rapaz que gostava de aves /e de muitas outras coisas” de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, pela aluna Victória Alcobia, a que se seguiu o discurso da Psicóloga do Agrupamento, A. Sofia Dias “Foi com muito orgulho e satisfação que apresentamos a toda a comunidade educativa a nossa primeira bandeira de Escola Saudavelmente! Esta bandeira contém como símbolo um sorriso e representa o facto de o nosso Agrupamento ter sido distinguido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Direção Geral da Educação como uma “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo.

Tal só aconteceu porque as nossas políticas e práticas educativas, demonstram um grande e efetivo compromisso com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

É com muito orgulho que dispomos de uma equipa multidisciplinar, constituída por uma psicóloga escolar, uma assistente social e uma mediadora que, diariamente, desenvolvem o seu trabalho, em conjunto e em colaboração com todos os restantes elementos da comunidade educativa (docentes, não docentes, pais/familiares, alunos e outras instituições parceiras da comunidade local) para promover, de forma o mais saudável e feliz possível, o desenvolvimento e o sucesso dos seus alunos e restantes membros da comunidade educativa.

Apostamos em intervenções preventivas e universais e o objetivo máximo é tornar o percurso de todos o mais feliz e bem sucedido possível, começando desde a idade pré-escolar e é por isso que os nossos meninos mais pequeninos transportaram com bandeiras coloridas que eles próprios ilustraram e que vêm espalhar sorrisos pelo mundo, um símbolo que nos foi atribuído com este galardão.

Agradecemos a todos os que diariamente se esforçam para que esta seja uma escola saudável, no corpo e na mente; uma escola especial; uma escola positiva e uma escola que seja também escola de vida e escola de afetos!

Seguiu-se a intervenção do Diretor do Agrupamento, da Representante da Câmara Municipal de Águeda e finalmente do Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga.

O Hastear das Bandeiras foi antecedido pela atuação do coro de alunos da Escola Básica. Coube à Presidente do Conselho Geral, a professora Rosa Matos, e à Psicóloga A. Sofia Dias o hastear das bandeiras, terminando a cerimónia com uma imensa salva de palmas de todos os presentes.

A Bandeira Eco-Escolas continua a representar o reconhecimento do esforço desenvolvido por muitos alunos, professores e funcionários que, em parceria com a Autarquia e outras instituições locais, têm procurado dar resposta a problemas detetados no âmbito ambiental.

 

                      Os Coordenadores Eco-Escolas – Rui Calhau e Isabel Estima

A Psicóloga – A. Sofia Dias

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s