Painel dos Alimentos

O clube Eco-Escolas da Escola Básica de Valongo do Vouga realizou sobre proposta do programa Eco-Escolas um desafio que consistia na elaboração de um Painel de Alimentos/Alimentação Saudável e Sustentável, cujo objetivo consistia no estudo comparativo de alimentos embalados vs preparados em casa, com informação específica nomeadamente no que diz respeito à quantidade de gordura e açúcar contido nos mesmos, por forma a serem avaliados as diferenças existentes.

Assim foi elaborado um inquérito para saber que alimentos eram mais consumidos pelos nossos alunos. Após a aplicação do inquérito e feito o tratamento dos dados, verificou-se que muitos foram os alimentos identificados e consumidos pelos alunos, quer na escola, quer em casa. Feita a análise de todos, foram selecionados as batatas fritas em comparação com a batata frita caseira, o sumo laranja natural em comparação ao sumo de laranja em pacote, o pacote de leite de chocolate em comparação com o pacote de leite com uma colher de chocolate em pé, o pão de forma em comparação com o pão de centeio e a pizza de queijo e tomate em comparação com a pizza de queijo, tomate e fiambre.

Após a seleção destes alimentos, a professora do clube da saúde e os seus alunos fizeram um trabalho de investigação de informação nutricional, leitura de rótulos e quais os tipos de gordura e hidratos de carbono existentes. Após esta etapa, no clube Eco-Escolas foram calculados os valores de gordura e de açúcar dos alimentos e feita a leitura dos rótulos. Elaborou-se o painel com recortes e colagens e pesou-se/representou-se graficamente a quantidade de açucares e de gordura existente em cada um.

O painel foi construído em cartão com 1,80m comprimento x 1m de largura e nele foram colados recortes e pacotes/embalagens dos alimentos estudados. Em cada um foi colocados a identificação da gordura e do açúcar e a respetiva representação gráfica da gordura em plasticina criada pelos alunos e os açúcares em pacotes.

Este encontra-se afixado no átrio principal da escola, junto à entrada a cantina.

Os coordenadores Eco-Escolas – Rui calhau e Isabel Estima

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s