O programa Eco-Escolas da EB 2,3 de Valongo do Vouga terminou o ano letivo e as suas atividades com a realização de uma visita à Estufa Vasco Pinto e ao Bioparque, em São Pedro do Sul.
Esta visita destinou-se aos alunos do Conselho Eco-Escolas e a todos aqueles que colaboraram nas diversas campanhas e atividades do Plano de Ação.
Assim, esta iniciou-se pela manhã com a visita à Estufa Vasco Pinto. Esta é uma empresa certificada, produtora, transformadora e distribuidora de produtos biológicos de elevada qualidade.
A empresa existe desde 1999, iniciou-se na atividade com base em conhecimento técnico e experiência profissional adquirida na Suíça pelo sócios gerentes e parte dos funcionários, um dos países mais desenvolvidos a nível BIO. Promovem o emprego, o desenvolvimento rural e a biodiversidade.
Todos os alunos e professores foram recebidos pela Sr.ª Ângela Pinto, uma das responsáveis da estufa e que deu as boas vindas a todos e explicou aos alunos o porquê de optarem pela agricultura biológica e pela comercialização de ervas aromáticas. Ao longo da visita os alunos visitaram o local de colocação das sementes nos vasos, os viveiros, as estufas e o local de peso e embalagem dos produtos. Foi ainda explicado aos alunos que as várias estufas têm um mecanismo de armazenamento de água da chuva, que através das suas caleiras as reencaminha para um lago e que depois são utilizadas para a rega.
No período da tarde visitamos o Bioparque, um lugar onde o repouso e tranquilidade abundam, associados a uma vegetação magnifica em comunhão com uma grande variedade de espécies e plantas, desfrutadas através dos seus percursos pedestres. Aqui visitaram algumas das espécies arbóreas existentes e desta forma a importância da biodiversidade, terminando a visita com um fantástico mergulho nas piscinas.
Um agradecimento à Câmara Municipal de Águeda pela cedência do transporte.
O coordenador Eco-Escolas – Rui Calhau