Integrado no Programa Eco-Escolas, a nossa Horta Biológica começa a florescer. A limpeza e preparação do terreno foi feita no início do outono. O solo foi revolvido com o auxílio de enxadas de forma a ficar bem arejado, e posteriormente adicionado composto orgânico proveniente da nossa compostagem.
A manutenção da nossa Horta Biológica tem como objetivos: sensibilizar os alunos para as vantagens da agricultura biológica; proporcionar aos alunos experiências de produção de alimentos para que possam replicá-las em hortas caseiras; desenvolver a consciência ambiental dos alunos; melhorar a auto estima e rendimento escolar de um grupo de alunos cujas motivações escolares têm sido muito baixas, fomentar o trabalho cooperativo, partilhando tarefas e saberes e valorizar e aplicar conhecimentos e experiências dos alunos nesta área.
As primeiras espécies foram plantas e constam já na nossa horta, pepinos, tomateiros, curgete, melancia, meloa, salsa, hortelã chocolate, manjericão e piripiri.
A rega será assegurada com água da chuva e pelos alunos através da água da rede durante os períodos de ausência de precipitação.
O princípio fundamental da agricultura biológica é o respeito pela natureza e a estrita proibição de pesticidas ou adubos químicos de síntese. O solo é também um dos pilares fundamentais: ao contrário da agricultura “tradicional” que empobrece e mata o solo, com a prática da agricultura biológica o solo é enriquecido. Toda a matéria orgânica não consumida é devolvida ao solo (e mesmo parte da consumida: o estrume). Com compostagem ou sem compostagem (adubação verde).
O Coordenador Eco-Escolas: Rui Calhau