Horta Biológica

Integrado no Programa Eco-Escolas, a nossa Horta Biológica começa a florescer. A limpeza e preparação do terreno foi feita no início do outono. O solo foi revolvido com o auxílio de enxadas de forma a ficar bem arejado, e posteriormente adicionado composto orgânico proveniente da nossa compostagem.

A manutenção da nossa Horta Biológica tem como objetivos: sensibilizar os alunos para as vantagens da agricultura biológica; proporcionar aos alunos experiências de produção de alimentos para que possam replicá-las em hortas caseiras; desenvolver a consciência ambiental dos alunos; melhorar a auto estima e rendimento escolar de um grupo de alunos cujas motivações escolares têm sido muito baixas, fomentar o trabalho cooperativo, partilhando tarefas e saberes e valorizar e aplicar conhecimentos e experiências dos alunos nesta área.

As primeiras espécies foram plantas e constam já na nossa horta, pepinos, tomateiros, curgete, melancia, meloa, salsa, hortelã chocolate, manjericão e piripiri.

A rega será assegurada com água da chuva e pelos alunos através da água da rede durante os períodos de ausência de precipitação.

O princípio fundamental da agricultura biológica é o respeito pela natureza e a estrita proibição de pesticidas ou adubos químicos de síntese. O solo é também um dos pilares fundamentais: ao contrário da agricultura “tradicional” que empobrece e mata o solo, com a prática da agricultura biológica o solo é enriquecido. Toda a matéria orgânica não consumida é devolvida ao solo (e mesmo parte da consumida: o estrume). Com compostagem ou sem compostagem (adubação verde).

O Coordenador Eco-Escolas: Rui Calhau

P1000959 P1000960 P1000961 P1000962 P1000963 P1000964 P1000965 P1000966 P1000967

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s