Passatempo “Cria uma Fruta, Colhe os Prémios”

O passatempo “CRIA UMA FRUTA, COLHE OS PRÉMIOS”, é uma ação promovida pela Compal, pela TETRA PAK em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa que visa os seguintes objetivos:

  • Chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária;
  • Informar sobre a importância da deposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo;
  • Divulgar o significado do símbolo FSC®constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal.
  • Envolver a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais) em atividades específicas cujo objetivo é induzir mensagens relacionadas com a sustentabilidade.

O desafio foi lançado ao professor de educação visual e tecnológica, Paulo Santos e à turma C, do 5º ano e o resultado final foi uma obra de arte.

Obrigado aos alunos e professor pelo empenho.

O coordenador Eco-Escolas: Rui Calhau

Tirada com a Lumia Selfie

Tirada com a Lumia Selfie

MEMÓRIA DESCRITIVA

 INTRODUÇÃO:

Refere-se a presente memória à apresentação técnico prática de um objecto criado a partir de embalagens Tetra Pak e que o grupo de alunos construiu sob a orientação de seu professor de educação visual e educação tecnológica em atividade letiva, e coordenador do projeto Eco Escolas.

O presente trabalho, reúne um conjunto de técnicas e materiais que na sua estruturação prática, relaciona uma perspectiva de acção pedagógica, permitindo evidenciar ao nível da representação atitudes e conhecimentos.

Assim e considerando a acção cívica da política dos três Rs, e os conhecimentos sobre técnicas e materiais, o grupo de alunos que se envolveu no projecto, desenvolveu entusiasticamente a sua acção após terem decidido explorar o fruto “Ananás/Abacaxi” que teve como suporte informativo a pesquisa realizada.

EXECUÇÃO TÉCNICA E MATERIAIS:

O trabalho realizado, obedece aos princípios definidos para o passatempo, tendo os participantes tomado conhecimento dos objectivos propostos, através da leitura do folheto informativo.

Foram recolhidas um conjunto de informações para melhor facilitar o desenvolvimento do projecto. Respeitando as dimensões definidas, e após esboço do trabalho, iniciou-se a construção de uma estrutura base em cartolina brístol seguida da colocação de todos os elementos recortados das embalagens e colados sobre a estrutura, com cola Termo fusível. Todos os espaços foram recobertos de acordo com a funcionalidade estética que se propunha. A base caule do fruto foi desenvolvido a partir de material plástico configuração circular obtida a partir de garrafão de água cortado e recoberto.

ENVOLVÊNCIA DOS ALUNOS:

De entre os alunos grupo participante que se envolveu, em articulação com a área das ciências naturais, e trabalho de pesquisa, ampliaram os seus conhecimentos relativamente ao valor nutritivo, características e benefícios nutricionais.

O Ananás / Abacaxi, apelidado do rei da fruta pelo seu aspeto de coroa que compõe o fruto, provém de regiões subtropicais e tropicais.

É difícil a distinção entre o ananás e o abacaxi. O abacaxi é criado ao ar livre em climas tropicais o que permite ganhar um sabor mais adocicado, menos ácido e mais pequeno que o abacaxi.

 VALOR NUTRITIVO DO ANANÁS:

 Rico em vitamina C e B6, folato, tiamina, ferro e magnésio e ainda, bromelaína e um enzima que estimula a digestão, acção refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora, com elevado conteúdo de àgua e baixo valor energético. O fruto sumarento e perfumado, está também repleto de enzimas benéficas para o tratamento de coágulo sanguíneo susceptíveis nas causas de trombose.

O ananás é um fruto bastante saudável e com toda a certeza uma fruta muito rica e importante na lista dos alimentos mais importantes para uma dieta saudável.

  • É rico em fibras dietéticas e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio).
  • Ação anti-inflamatória, devido à enzima bromelaína, que atua ao nível e algumas doenças como a artrite reumatóide.
  • Ação antioxidante, potenciada pela vitamina C e pelo beta-caroteno, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres.
  • A riqueza em vitamina A ( beta caroteno ), C e complexo B que atuam positivamente ao nível da protecção e regulação do organismo.

Fase de estruturação do objecto dimensionado em cartolina brístol

9Fase de estruturação do objeto dimensionado em cartolina brístol 10 Fase de montagem e colagem do objeto

Corte das embalagens Tetra e colagem sob a estrutura formada

7Corte das embalagens Tetra e colagem sob a estrutura formada 8Fase de aplicação-colagem sobre a estrutura

Fase de aplicação/colagem sobre a estrutura

6Corte das embalagens Tetra

5Fase de concretização da fruta - ananás

Fase de concretização do objecto

3Fase de concretização da fruta - ananás 4Fase de concretização do objeto

Fase de conclusão exposição / Mostra do trabalho Eco- Escolas

1Fase da exposição da fruta - ananás 2Fase de exposição da fruta - ananás

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s