ÁGUA….um Recurso Vital

Para comemorar o Dia Mundial da Água realizou-se no dia 17 de março no auditório da EB 2,3 de Valongo do Vouga, uma palestra alusiva à Água…Um Recurso Vital, realizada pelos alunos do Conselho Eco-Escolas, nomeadamente, as alunas Filipa Gonçalves, Mafalda Almeida, Sara Pinto, Inês Pinto e Carolina Oliveira e destinou-se aos alunos do 8º ano.

A palestra focou a importância da poupança da água, face à  diminuição das zonas húmidas, aos nossos gastos diários e às consequências das alterações climáticas. Fez também referência à água virtual, nomeadamente a quantidade de água necessária para produzir um alimento ou um objeto e ao número de pessoas sem acesso a fontes melhoradas de água potável. Por fim, foi distribuído a cada aluno um folheto com a Declaração Universal dos Direitos da Água. Este texto foi redigido pela ONU, a 22 de março de 1992 e merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra.

O professor João Lemos e no âmbito de um dos temas obrigatórios do programa Eco-Escolas, a Água, falou da Aquaponia e do seu papel fundamental na redução do consumo de água na produção de alimentos. Foram abordadas também as participou também nesta palestra e no âmbito de um dos temas obrigatórios do programa Eco questões relacionadas com o impacto da agricultura intensiva em solo nos aquíferos que nos servem a todos.

A questão da falta de água potável, da seca e do impacto da agricultura neste crescente problema é cada vez mais um fator determinante no futuro da Humanidade, sendo cada vez mais importante sensibilizar e sublinhar o problema.
No próximo período letivo e pelo 2º ano, a Aquaponia Portugal irá dar apoio ao projecto “aquaponia na escola” apoiada pela fundação Ilídio Pinho através do seu prémio “ciência na escola”.

O coordenador Eco-Escolas – Rui Calhau

P1210156 P1210164 P1210167 P1210170 P1210188

page-0 page-1 page-2 page-4 page-5 page-6 page-7 page-8 page-9 page-10 page-11 page-12 page-13

page-14

page-15 page-16 page-17 page-18 page-20 page-21 page-22

Declaração Universal dos Direitos da Água - Cópia_001

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s