No âmbito do projeto Eco-Escolas o professor Carlos Borrego, Diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro visitou-nos no dia 17 de abril para falar e sensibilizar os alunos das turmas do 8.º ano sobre as Alterações Climáticas e as Energias Alternativas: o desafio do século XXI.
Assim, o professor Carlos Borrego no decurso desta sessão de partilha alertou os alunos para as mudanças climáticas, fruto da ação da Humanidade sobre o ambiente. Este efeito global é considerado como uma das grandes ameaças ao desenvolvimento sustentável por pôr em causa não apenas os equilíbrios naturais, mas também a segurança de uma grande parte da população. As principais causas das alterações climáticas encontram-se no aumento das concentrações de um conjunto de gases emitidos pelas atividades humanas e que interferem com os padrões normais de troca de energia por radiação da Terra com o espaço exterior, produzindo o chamado “efeito de estufa”. Está demonstrado que a ação humana veio alterar as concentrações, a distribuição espacial e os ciclos de vida destes gases. Apesar de algumas incertezas há factos indesmentíveis: os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão a aumentar exponencialmente e atingiram valores nunca antes alcançados. Como vamos atuar? Uma das recentes teorias passa por reduzir o uso de combustíveis fósseis, aumentando as fontes de energia renovável e melhorando a eficiência energética. Mas será suficiente? A idade das ideologias está a terminar e a principal política a seguir, no futuro, é a de salvar o nosso Planeta e a Humanidade: Só há uma TERRA! E nós individualmente temos um papel fundamental no ambiente.
Também o Diretor do nosso Agrupamento, o professor Vítor Martins aproveitou para sensibilizar e relembrar os presentes que as mudanças só serão possíveis se cada um de nós desempenharmos com mestria as nossas obrigações.
O coordenador Eco-Escolas – Rui Calhau