Alterações Climáticas e as Energias Alternativas: o desafio do século XXI.

P1140664No âmbito do projeto Eco-Escolas o professor Carlos Borrego, Diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro visitou-nos no dia 17 de abril para falar e sensibilizar os alunos das turmas do 8.º ano sobre as Alterações Climáticas e as Energias Alternativas: o desafio do século XXI.

Assim, o professor Carlos Borrego no decurso desta sessão de partilha alertou os alunos para as mudanças climáticas, fruto da ação da Humanidade sobre o ambiente. Este efeito global é considerado como uma das grandes ameaças ao desenvolvimento sustentável por pôr em causa não apenas os equilíbrios naturais, mas também a segurança de uma grande parte da população. As principais causas das alterações climáticas encontram-se no aumento das concentrações de um conjunto de gases emitidos pelas atividades humanas e que interferem com os padrões normais de troca de energia por radiação da Terra com o espaço exterior, produzindo o chamado “efeito de estufa”. Está demonstrado que a ação humana veio alterar as concentrações, a distribuição espacial e os ciclos de vida destes gases. Apesar de algumas incertezas há factos indesmentíveis: os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão a aumentar exponencialmente e atingiram valores nunca antes alcançados. Como vamos atuar? Uma das recentes teorias passa por reduzir o uso de combustíveis fósseis, aumentando as fontes de energia renovável e melhorando a eficiência energética. Mas será suficiente? A idade das ideologias está a terminar e a principal política a seguir, no futuro, é a de salvar o nosso Planeta e a Humanidade: Só há uma TERRA! E nós individualmente temos um papel fundamental no ambiente.

Também o Diretor do nosso Agrupamento, o professor Vítor Martins aproveitou para sensibilizar e relembrar os presentes que as mudanças só serão possíveis se cada um de nós desempenharmos com mestria as nossas obrigações.

O coordenador Eco-Escolas – Rui Calhau

P1140656 P1140658 P1140659 P1140665 P1140667 P1140679

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s