No âmbito da Agenda 21 Local de Águeda e do programa Eco-escolas da EB 2,3 de Valongo do Vouga (sob coordenação da Professora Teresa Olaio), a Casa do Ambiente da ERSUC deslocou-se à freguesia de Valongo do Vouga, onde permaneceu em exposição de 1 a 3 de maio. Realizaram-se 16 sessões, com um total de 370 alunos participantes e 12 docentes da referida escola.
A Casa do Ambiente é uma estrutura móvel na qual é possível explanar aos visitantes o circuito dos resíduos urbanos potencialmente recicláveis, ensinando-se também a melhor forma de separar estes resíduos e depositá-los nos Ecopontos.
Estas ações têm a finalidade de sensibilizar os cidadãos, particularmente os mais jovens, para a necessidade de aproveitar, reutilizar e reduzir a produção de resíduos sólidos urbanos (RSU), especialmente os recicláveis tais como cartão/papel, embalagens metálicas, de plástico e de vidro.
Desta forma procura-se contribuir para a defesa do ambiente, aumento da qualidade de vida, diminuindo substancialmente o confinamento ou destruição irreversível dos resíduos sólidos urbanos. Esta atividade visa ainda o cumprimento dos Compromissos de Águeda com a Sustentabilidade.
Depois desta actividade, teremos certamente futuros cidadãos mais aptos para a defesa do ambiente e da qualidade de vida, contribuindo para a diminuição da destruição irreversível dos resíduos sólidos urbanos e para o desenvolvimento sustentável.