No dia 21 de março duas turmas da Escola EB23 de Valongo do Vouga plantaram árvores de espécies autóctones na zona da Garganta, numa atividade inserida no Projeto Rios. Recorde-se que a EB23 adotou este troço do rio Marnel, com o objetivo de o proteger e desenvolver atividades de monitorização e recuperação deste ecossistema ribeirinho.
Foi solicitado o apoio à Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, proprietária do espaço, que prontamente disponibilizou todos os meios para a realização da atividade, fornecendo árvores, apoio técnico e utensílios de trabalho. A Junta de Freguesia dará continuidade à reflorestação, uma vez que esta intervenção estava já à muito planeada, como o objetivo de devolver este agradável espaço natural aos valonguenses.
A Cooperativa Elétrica da Casa do Povo de Valongo do Vouga, parceira da EB23 no Programa Eco-Escolas, mostrou também interesse em colaborar nesta iniciativa, pelo que a manutenção das árvores plantadas ficará a cargo das crianças do seu ATL. Trata-se de mais uma forma de contribuir para o sequestro de dióxido de carbono, o que espelha as preocupações ambientais desta instituição.
Paralelamente, os restantes alunos da EB 23 plantaram árvores, arbustos e remodelaram floreiras, dando também continuidade ao jardim de ervas aromáticas, numa atividade de melhoramento dos espaços escolares e de contínua sensibilização da comunidade educativa para a importância da preservação da floresta e da biodiversidade que esta encerra. As atividades comemorativas do Dia Mundial da Floresta incluíram ainda o ato simbólico de semear uma árvore num pequeno vaso, cuja manutenção ao longo do ano letivo ficará a cargo dos alunos, na sua sala.