Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos – 2011

A Escola EB 23 de Valongo do Vouga, através do Programa Eco-Escolas, associou-se a este Projeto Europeu cujo objectivo é promover boas práticas com vista à prevenção da produção de resíduos, através da realização de múltiplas atividades de informação e sensibilização da comunidade educativa.

Foi com este objetivo que os alunos que frequentam o “Ponto de Encontro” deram largas a sua criatividade e, com a preciosa ajuda da animadora sociocultural, construíram uma sala de estar recorrendo a materiais reutilizáveis, provando que é possível dar uma segunda vida aos resíduos. Basta um pouco de boa vontade e imaginação. O ambiente agradece!

A animadora sociocultural Cláudia dinamizou também um workshop de culinária, ensinando e sensibilizando os participantes para a reutilização de sobras de alimentos de forma a confecionar deliciosas refeições. Ficou demonstrado que é possível reduzir a produção de resíduos, gerir os recursos alimentares de uma forma mais sustentável e evitar gastos com a alimentação.

Os alunos do CEF de eletromecânica dinamizaram um atelier de reparação de eletrodomésticos avariados, com a importante ajuda do professor Luís Fonseca. Esta actividade contribuiu objectivamente para a redução de resíduos ao aumentar o tempo de vida destes electrodomésticos e sensibilizou para a necessidade de procurar todas as soluções antes de, simplesmente, transformar os utensílios em resíduos.

Durante toda a semana entre 21 e 25 de Novembro foi efectuada uma recolha intermédia de tampas de plástico e rolhas de cortiça, como forma de fazer um balanço da actividade “Tampa a tampa a turma encanta”. É uma acção de beneficência que visa ajudar a comprar instrumentos de apoio a pessoas com deficiências. Os alunos também ficam a ganhar, pois a turma que recolher mais tampinhas terá direito a participar numa visita de estudo gratuita.

Ainda inserida nesta iniciativa, o agrupamento de escolas teve a visita do RoadShow ERSUC, na semana de 28 Novembro a 02 de Dezembro. Este projeto “Resíduos em Movimento – Uma Viagem Virtual”  foi visitado pelos alunos da EB23 de Valongo do Vouga, EB1 e Jardim de Infância de Arrancada, promovendo a educação ambiental junto dos alunos, sensibilizando-os para a “política dos três Rs – Reduzir, Reciclar e Reutilizar”, apelando à importância da correta separação dos resíduos, através de explicações multimédia e jogos eletrónicos didáticos.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Águeda, Eco-Escolas, valongo do vouga, escola, aveiro, ambiente, reciclagem, energias renováveis, Notícias, Resíduos com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s