Visita de estudo à Horta da Formiga, Lipor e Parque Biológico de Gaia.

No dia 1 de Abril, os alunos das turmas A, B e C do oitavo ano realizaram uma visita de estudo, com o objectivo de conhecer práticas de gestão sustentável dos recursos e de protecção e conservação da Natureza, promovendo a cidadania.

A actividade teve início com uma interessante explicação do funcionamento do centro de triagem da Lipor, quais os resíduos separados e encaminhados e quais os produtos a que poderão dar origem. Seguiu-se uma visita guiada às instalações, onde os alunos tiveram oportunidade de observar como ocorre a separação dos resíduos que são depositados nos ecopontos, num sistema harmonioso que envolve o trabalho conjunto de máquinas e Homens. Assim, por processos mecânicos e magnéticos é feita a primeira triagem a que se segue a separação mais cuidadosa dos resíduos por métodos manuais (por exemplo, o plástico é dividido em vários subgrupos). Estes resíduos são depois compactados e encaminhados para empresas que os reciclam, para dar origem a novos produtos.

A unidade visitada tem também uma central de compostagem, em que os resíduos orgânicos são convertidos em composto através de um processo biológico. Na Horta da Formiga os alunos puderam observar um processo semelhante mas à escala doméstica. Após uma interessante explicação dos procedimentos necessários para a utilização de um compostor, os alunos ficaram aptos a, facilmente, praticar compostagem nas suas casas. Além disso, foi possível visitar a horta biológica onde é cultivada uma grande variedade de hortícolas, ervas aromáticas e também plantas com fins medicinais, algumas das quais são típicas da região, onde foi possível sentir o misto de odores exóticos que delas emanavam. Foram fornecidas estimulantes explicações sobre procedimentos utilizados na agricultura biológica, nomeadamente para controlar pragas e doenças que afectam as plantas recorrendo a associações de plantas e animais sem, contudo, utilizar produtos químicos de síntese.

O almoço decorreu já no Parque Biológico de Gaia, que tem um local apropriado e acolhedor para o efeito. Foi um momento de convívio e de descontracção, para retemperar forças.

A visita ao Parque Biológico teve início pelas 14 horas, com as turmas separadas e acompanhadas por professor, para que não se constituíssem grandes grupos que poderiam ser uma fonte de perturbação para os animais. O parque é muito acolhedor e tem animais e plantas de variadíssimas espécies autóctones, que estão perfeitamente integradas em ambientes naturais que recriam os seus habitats originais, num conceito de harmonia com a natureza, sem jaulas ou grandes vedações. Muitos dos animais aí existentes são animais apreendidos pelas autoridades a comerciantes de animais exóticos ou que sofreram acidentes e estão num processo de recuperação para serem devolvidos ao seu ambiente natural. É um percurso muito interessante e bonito, com cerca de 3km, em que os alunos foram surpreendidos por diferentes ambientes, animais, plantas e até construções tradicionais ligadas à actividade agrícola. O parque integra também o “Biorama”, que é composto por espaços fechados que recriam diferentes climas e ecossistemas naturais, com as respectivas faunas e floras.

Durante a visita foi dinamizado um concurso de fotografia, para registar a imagens e momentos mais significativos do passeio pelo Parque Biológico de Gaia, com arte.

Esta actividade organizada em articulação pelas disciplinas de Geografia e Ciências Naturais, decorreu muito bem, sem incidentes, com todos os participantes a demonstrarem interesse e atitudes responsáveis apropriadas aos locais percorridos, revelando-se visita muito interessante e enriquecedora, em que os alunos tiveram oportunidade de contactar com realidades distintas do dia-a-dia, naquilo a que se pode chamar um dia diferente!

Questionário de avaliação da visita de estudo para os alunos participantes.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Águeda, Eco-Escolas, valongo do vouga, escola, aveiro, ambiente, reciclagem, energias renováveis, Biodiversidade, Notícias, Resíduos. ligação permanente.

Uma resposta a Visita de estudo à Horta da Formiga, Lipor e Parque Biológico de Gaia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s