EB 2,3 de Valongo do Vouga promoveu a “Semana Verde”

A Escola EB23 de Valongo do Vouga promoveu a “Semana Verde” entre os dias 21 e 25, realizando um conjunto de actividades ligadas à natureza, à floresta e à preservação ambiental.

No dia 21 de Março, segunda-feira, a Escola do 2º e 3º ciclos de Valongo do Vouga comemorou o “Dia Mundial da Floresta”, como vem sendo hábito.

Da parte da manhã, os alunos das turmas do 2º ciclo, os funcionários e os professores, plantaram dez oliveiras no recinto escolar. A conservação das árvores plantadas ficará a cargo das respectivas turmas. Paralelamente, a turma do 5ºC criou um jardim de ervas aromáticas, como forma de contribuir para a melhoria dos espaços exteriores e promover a prática da agricultura biológica.

Estas acções, foram complementadas com a distribuição de alfinete alusivo à data a todas as professoras, funcionárias e alunos do Conselho Eco-Escolas, para usar ao longo da “Semana Verde”.

Ao longo desta semana, nas aulas de Ciências da Natureza/Naturais, os alunos debateram sobre a importância da floresta e a necessidade de a preservar, para que em cada uma das turmas fosse redigida uma frase criativa e com mensagem forte sobre o tema, que foi ilustrada sob a forma de fruto ou flor de cartão, que foi colocadas numa árvore metálica, que ficou exposta no átrio da Escola.

Paralelamente, nas turmas do 2º ciclo, foi visionado o vídeo “A Floresta – quero ser grande como tu” como mais uma forma de sensibilização para a importância da preservação da floresta.

No dia 22 de Março, foi comemorado o Dia Mundial da Água com a exibição de apresentações sobre a importância do consumo humano de água como atitude promotora da saúde, concebidas pelos alunos do nono ano, na disciplina de Ciências Naturais.

A “Semana Verde” contou ainda com a realização de uma palestra sobre a importância da floresta, da preservação da biodiversidade local, nomeadamente da flora local, apelando para a importância do voluntariado nesta acções, dinamizada pelo Dr. Paulo Domingues numa colaboração da Quercus e da iniciativa de reflorestação do Cabeço Santo.

A promoção de hábitos alimentares saudáveis foi também um objectivo desta semana. Neste sentido, o refeitório da escola disponibilizou uma “ementa verde”, com alimentos saudáveis de origem vegetal.

Esta entrada foi publicada em Água, Águeda, Eco-Escolas, valongo do vouga, escola, aveiro, ambiente, reciclagem, energias renováveis, Biodiversidade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s