Visita de estudo ao Parque Eólico da Serra das Meadas, em Lamego, e à Interecycling, em Tondela.

No dia 11 de Março de 2011, os alunos do oitavo ano da Escola EB 23 de Valongo do Vouga realizaram uma visita de estudo ao Parque Eólico da Serra das Meadas, em Lamego, e à Interecycling, em Tondela.

Esta actividade teve o muito importante apoio da Câmara Municipal de Águeda, que disponibilizou um autocarro, tornando a visita inteiramente gratuita para os alunos.

A visita a o Parque Eólico realizou-se da parte da manhã. Os alunos, divididos em grupos de oito elementos,  assistiram a uma interessante explicação realizada no interior de uma torre eólica sobre o funcionamento destas estruturas de aproveitamento de energias renováveis. As condições meteorológicas, com vento constante, apesar de um pouco desagradáveis, estavam óptimas para a produção de energia, pelo que os alunos tiveram oportunidade de ver estas impressionantes máquinas em pleno funcionamento.

De seguida, já dentro de uma subestação, o Engenheiro responsável explorou uma apresentação, comparando as diversas fontes de energia e respectivos impactes ambientais positivos e negativos, levando todos os presentes a concluir que, de facto a energia eólica é a mais amiga do ambiente, por apresentar menos impactes negativos e mais positivos. Explicou também todo o processo de montagem de uma torre eólica, assim como, todas as etapas da conversão da energia mecânica do vento em energia eléctrica que é injectada na rede eléctrica nacional.

Foram fornecidos alguns pormenores técnicos que impressionaram os alunos, como por exemplo, que apenas uma torre eólica produz energia suficiente para alimentar 1500 casas e que as pás desta estrutura varrem uma área equivalente à de um campo de futebol.

Após o almoço em Lamego, o grupo visitou a Interecycling, em Tondela. Esta actividade foi iniciada com uma explicação de todo o processo de separação e reciclagem das matérias-primas existentes nos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, que se realizou num auditório anexo às instalações fabris. Os alunos ficaram esclarecidos sobre quais os electrodomésticos intervencionados, quais as matérias-primas recicladas e quais os cuidados ambientais em todo este processo.

Seguiu-se a parte ainda mais interessante, que foi a visita às instalações fabris para assistir aos mais variados processos de separação dos materiais, executados por empregados e máquinas. Foi visível o interesse e atenção dos alunos nesta parte da visita, embora as condições fossem algo desfavoráveis para grandes explicações, devido ao ruído das máquinas em funcionamento.

Finalmente, seguiu-se o regresso, cumprindo o horário de chegada inicialmente definido.

Foi uma visita de estudo foi muito proveitosa e animada, com os alunos interessados nas diferentes explicações e a demonstrarem comportamentos adequados, constituindo um óptimo complemento das aprendizagens das disciplinas de Ciências Naturais e Educação Tecnológica.

Questionário de avaliação da visita de estudo para os alunos participantes.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Águeda, Eco-Escolas, valongo do vouga, escola, aveiro, ambiente, reciclagem, energias renováveis, Energia, Notícias, Resíduos, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s